O blog também é cultura e neste post falarei um pouco sobre o Instituto Arraial do Pavulagem e a programação do Arrastão do Pavulagem para o ano de 2016. Esta palavra é sim muito usada e conhecida aqui no Pará e se tu não sabes o que é e quiser saber o significado é só ir NESTE LINK.

thah-de-pavulagem-arrastao-do-pavulagem

Foto retirada do site pavulagem.org

O Instituto Arraial do Pavulagem foi criado no ano de 2003 e é uma organização autônoma sem fins lucrativos. A intenção era com que contribuíssem culturalmente transmitindo e fortalecendo o saber oral através da linguagem como dança, música e visualidade cênica. Hoje os projetos mais populares do Instituto são: o Arrastão do Pavulagem e o Arrastão do Círio (que acontecem em Belém bem antes da criação do Instituto).

O Arrastão do Pavulagem é o cortejo que representa a quadra junina. Ou seja, homenageia e festeja os santos católicos milagrosos São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marçal, respectivamente nos dias 13, 24, 29 e 30 de junho. Entretanto, os cortejos são realizados nos três últimos domingos de junho e no primeiro domingo de julho.

As músicas (letra e melodia) evocam a identidade dos que nascem e vivem na amazônia. Durante o ano todo ouvimos massivamente o tecno melody, mas em junho ele praticamente desaparece dando voz ao xote, carimbó e boi.

O primeiro cortejo de 2016 já aconteceu e foi dia 12 de junho, dia dos namorados. Infelizmente não puder ir, mas passei o dia pensando que deveria estar lá. A programação 2016 completa é:

Dias 12, 19, 26 de junho e 3 julho
Concentração: 9 horas, na escadinha da Estação das Docas

Este é um ano bem importante porque marca os 30 anos do nosso boi azulado. Sim, este é um excelente motivo para visitar Belém no mês de junho todos os anos. Sou pavulagem! Chama verequete!

Para saber mais informações sobre o Instituto Arraial do Pavulagem e os cortejos podem acessar o site AQUI. Estará em Belém do Pará neste período? Vá ao cortejo! Não vai se arrepender.

Beijos,