No post sobre as minhas metas de 2016 disse que uma delas era começar a tag 30 antes dos 30 e a primeira meta era a doação de cabelo. Aqui está a meta cumprida! Sei que o cabelo longo é o sonho de toda mulher, que chama atenção e eu amo muito, porém este ano é um ano de mudanças e de desprendimento.
Entrei na faculdade em 2007 e todo mundo já me conheceu de cabelo grande, conheci o namorado com cabelo grande, saí da faculdade com cabelo grande, entrei na especialização com cabelo grande, estudei pra concurso com cabelo grande, saí da especialização com cabelo grande, entrei na Seduc com cabelo grande e agora em 2016 quero mudar um pouco as coisas. temos que lembrar que nosso cabelo cresce e de várias pessoas não.
A ORVAM (Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor) é uma ONG fundada em 2011 e é a única do Pará que trabalha diretamente em prol das pessoas vitimas de escalpelamento. Para quem não sabe é um acidente brusco e acidental que arranca o escalpo (couro cabeludo arrancado do crânio) humano. Muito comum no Norte do Brasil provocado pelo motor sem proteção dos barcos.
No dia que deixei os cabelos lá fiz algumas perguntas para ajudar vocês que também estejam pensando em cortar os cabelos. Quero com isso conscientizar sobre a importância de não jogar os cabelos fora como muitas meninas disseram ter feito por não saber que poderiam doar. Vamos as perguntas?
Qual o endereço da ONG?
Av. João Paulo II lote 134 entre Mariano e Coração de Jesus
Castanheira
CEP: 66645-240
Belém-PA
Horário de funcionamento?
Segunda, quarta e sexta das 8h as 17h e não fecham para almoço.
Quantas pessoas estão cadastradas para receber as perucas?
121 integrantes
Qual o tamanho ideal para doar?
30 cm. Entretanto, recebem também outros tamanhos de cabelo.
Cortam o cabelo lá?
Não. A pessoa que quiser doar tem que ir ao salão e pedir ao cabeleireiro fazer vários rabos de cavalo com uma liga bem firme e cortar.
Para confeccionar uma peruca é necessário 10 metros de cabelo que equivale a cinco cortes dependendo do volume. Cada peruca dura em torno de 1 ano e meio a 2 anos. Fazendo as contas vemos a necessidade de divulgar este trabalho tão bonito e importante.
No momento a ONG está sem parcerias e estão precisando de doações em dinheiro também. Pessoas de fora de Belém também podem ajudar. A ajuda servirá para pagar energia, segurança, manutenção das máquinas e sede, internet, telefone, touca para as perucas, banner, folder e também para enviar perucas para outros municípios e mulheres acometidas pelo câncer do Ophir Loiola e Hospital Infantil Oncológico. A conta corrente é:
Banco do Brasil
AG 4451-2
C/C 16.007-5
Ah, caso tu queiras ser um voluntário é só entrar em contato pelo telefone acima ou por e-mail contato.orvam@gmail.com . Página no facebook AQUI.
Conhecem alguém que queira mudar o visual? Compartilha este post!
Beijos,