Quem gosta de filme? Quem gosta de filme com pegada inclusiva e jurídica? Eu adoro e, mesmo sendo professora de educação especial, pouco falo sobre o assunto por aqui. Porém, com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo chegando, achei o filme Train Man uma boa oportunidade!
Ainda sem nome na versão brasileira, Train Man é um drama jurídico que abordará a vida de Darius McCollum, um homem novaiorquino diagnosticado com Síndrome de Asperger. Muito comum na maioria dos autistas, ele tem fixação por trens e ônibus (lembraram de alguém? Sim, nosso querido Sheldon Cooper de The Big Bang Theory).
Por viver as emoções intensamente, Darius foi preso diversas vezes por crimes relacionados a trens. Em uma dessas vezes um psiquiatra do presidio fez uma avaliação diagnosticando-o com Síndrome de Asperger. É interessante observar que ele sabe mais sobre trens, horários e procedimentos ferroviários que qualquer funcionário da companhia NYCTA (New York City Transit Authority), mas nunca lhe deram oportunidade de emprego! Mesmo a companhia recebendo vários documentos com essa sugestão.
Como forma de comunicar os pilotos e passageiros, NYCTA postou cartazes sobre Darius por toda estação para que caso o avistassem chamassem as autoridades competentes. Até que em 2015 acontece de ele roubar um ônibus e para evitar mais situações foi preso.
Dei esse resumão para que possamos nos sensibilizar. É uma questão real que precisa ser debatida, pois os autistas possuem habilidades e competências que precisam ser exploradas. A solução não é marginalizar. Estou empolgada com este filme, pois mesmo com tantos estudos e lutas pela inclusão é fato que precisamos avançar mais.
Uma atriz já está confirmada para participar do filme e é a Julia Roberts. Dessa vez ela encenará a advogada Sally Butler que defenderá Darius. Lembrando que a mesma já participou de outros filmes importantes também baseados em fatos reais como ´Erin Brockovich´ que lhe garantiu Oscar de melhor atriz!
Ansiosos para o filme? Previsão de sair este ano ainda.
Beijos,